Arquitetura
Porto Velho - Ro
Igrejinha de Santo Antônio
CAPELA DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA ( IGREJINHA DE SANTO ANTÔNIO )
A igrejinha de Santo Antônio, localizada às margens do Rio Madeira, em Porto Velho, celebrará 109 anos de consagração este ano. Inaugurada em 22 de outubro de 1913, é um dos principais pontos turísticos e históricos do estado, além de ser uma das opções para quem busca conhecer um pouco mais da história da região.
Considera o primeiro patrimônio do estado, a igreja foi tombada ainda no governo de Ângelo Angelim.
Com mais de um século de construção, o espaço entorno dela reúne um marco divisório inaugurado em 1911, que dividia o estado do Mato Grosso e Amazonas.
Em meio ao simbolismo religioso que leva os fiéis as tradicionais missas nas manhãs de domingo, o lugar divide espaço com uma versão rondoniense da ponte dos cadeados (Pont des Arts), que, em Paris, leva milhares de casais a deixarem no local os chamados "cadeados do amor".
"A ponte dos pedidos, né. Então, as moças e rapazes, que precisam de um casamento ou de uma forcinha, colocam o cadeadinho lá e faz o pedido para o santo casamenteiro. Eu acho muito interessante", explicou o ferroviário Antônio Moisés.
FONTE:. G1
-
O local tem seu charme, seu entorno um contraste entre o natural e o desenvolvimento, os atuais pioneiros construíram um usina hidrelétrica, uma das maiores do mundo bem aos seus pés, por motivos óbvios, a Santo Antônio Energia cuida do patrimônio e estabelece uma relação direta com a cultura e arquitetura da Capela.
Fiéis aos domingos lotam a igrejinha com as celebrações religiosas que ali ocorrem.
Sua fundação, lançada sobre enormes rochas trás o simbolismo que pouco se fala, sobre suas raizes serem eternas. os acabamentos modernos e restaurações tendem a ocultar esse rastro de memória do corpo original da edificação. em um ponto de vista tangente as tendências, creio que sua revitalização, não foi tão bem sucedida, uma vez que obra centenária hoje possui porcelanato em seu interior! Mas, tudo bem, a restauração exige a renovação de alguns objetos, reparos etc, mas manter o mais original o possível, ou um tipo de piso amadeirado quem sabe? talvez um piso de cimento queimado com pequenas rugosidades ou áspero ... como seria o piso antigo? Será que poderíamos manter mais próximo da estrutura antiga e original, será que não foi levado em conta que ali tinha história que deveria ser mantida e preservada?
De fato a modificação ficou belíssima aos olhos, mas o restauro poderia ter tido uma análise mais aprofundada, nada disso tira seu encanto, seu charme e a paz que o ambiente e clima trazem aos turistas e fiéis que frequentam o espaço.
Também é possível notar alguns pontos interessantes quanto ao sistema de iluminação externo, holofotes na fachada, poderiam ser instalados no entorno sem interferir na arquitetura? aprendi na carreira profissional ao longo dos anos que sempre há com melhorar as ideias e soluções de um projeto, mas o tempo disponível, recursos e equipe fazem seu melhor para poder cumprir um cronograma e orçamento em um determinado prazo.
Visitem o local e busquem estar na presença divina ao entardecer, a energia do local, o barulho do rio, o silencio da mata conspiram para uma imersão cinestésica.