Arquitetura

Porto Velho - Ro

Prédio do Relógio

Prédio do Relógio
( Edifício da Administração da Estrada de Ferro )
-
A torre ostenta um relógio, onde foi colocado um sino que tocava à época a cada 15 minutos e contem inscrições com os nomes do Governador Joaquim de Araújo Lima e do diretor da E.F Madeira Mamoré, Ananias Ferreira de Andrade. Esse relógio durante anos foi um seguro guia de horário para a população de Porto Velho e, em homenagem a ele, o povo batizou-o com o nome de prédio do relógio.
Foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 10 de novembro de 2005.

Em maio de 2019 a Prefeitura passa a ocupar o prédio histórico para exercer suas funções administrativas.


Sua Arquitetura modernista possuindo elementos grandiosos em concreto, volumes destacados na fachada, desenho reto e imponente, destaca-se pela composição monumental e por estar sempre a frente do seu tempo, os vitrais da entrada, contam historias, remontam nossa historia e cultura, a EFMM, o ciclo da borracha e outros significados marcantes que originam e contam nossos dias remotos.

As janelas amplas, retilíneas e bem destacas garantem a luminosidade e seguem a proporção necessária para compor o estilo arquitetônico com clareza.

-

Assim como todas as edificações, o tempo cobra com severidade sua postura diante a sociedade, sua imagem e aparência simplesmente se funde com o avanço dos anos e aos poucos, quase sempre se degrada, não de propósito ou com um propósito, mas o tempo e as intempéries cobram um alto preço.
A manutenção, conservação e restauro são palavras que doem e machucam, profissionais com olhar de zelo se fazem necessário nestes momentos e monumentos, enquanto as edificações gritam em silêncio por um socorro constante de terem seus dias gloriosos como ja tiveram no passado.

-

Deixada por si só, qualquer estrutura feita pelo homem será reconquistada pela natureza.

Henry Carrol