Arquitetura
Porto Velho - Ro
Catedral Sagrado Coração de Jesus
Catedral de Porto Velho Sagrado Coração de Jesus
A nossa bela Catedral, se caracteriza por um misto de estilos arquitetônicos, por fora ela tem uma influência da arquitetura romana com suas torres quadradas, mas diferente desse estilo nas igrejas, o seu centro é mais baixo o que lembra um pouco o estilo gótico, essa semelhança também é marcada em seus arcos levemente quebrados.
Porém, os pilares e arcos são outras características do estilo romano, além das portas estreitas e janelas pequenas, temos nela uma abóbada menor, marcante na arquitetura romana.
Seu teto lembra o barroco colonial, sem o mesmo requinte de outras igrejas, principalmente as mineiras e baianas, seu telhado apresenta um leve toque colonial.
Não podemos esquecer de um detalhe importante, as suas telhas foram desembarcadas e carregadas pelos moradores da época, numa demonstração de empenho e fé.
Muitos acabam confundindo a Catedral Sagrado Coração de Jesus com o estilo gótico, por conta de seus vitrais que é uma característica gótica, porém a sua luminosidade não é tão abundante quanto a gótica.
E os vitrais, que tanto chamam atenção com seus 147 m², retratam a Via Sacra, eles foram colocados em 1960 por uma empresa paulista. Outro detalhe de seu ecletismo são seus afrescos laterais internos, pintados pelo padre italiano Ângelo Cerri.
Contudo de certa forma ela lembra mais um estilo neoclássico, pois a sua mistura de estilos dá seu ar “eclético” arquitetônico.
Ela levou dez anos para ser construída, sua obra se iniciou em 1917 e sendo finalizada em 1927.
Uma das coisas mais importantes, é lembrar que ela possui um apelo de identidade e de relação extremamente forte com o povo de Porto Velho.
Prof. Doutor Walace